Em Londres:


Todas a informações e links estão no fundo da página! Não se esqueçam de votar na Sondagem!

junho 15, 2013

E a educação?

Há muita coisa no estar e nas atitudes das pessoas que me faz confusão. Principalmente quando existem outras pessoas que possam ser afectadas.
 
Imagem
O escritório onde trabalho tem uma grande janela de vidro que dá, obviamente, para a rua. Todos os dias, para além daquelas que entram, passam centenas de pessoas pelo escritório e, por isso mesmo, estou habilitada a ver de tudo um pouco: namorados a comerem-se (desculpem o termo) no jardim em frente, condutores que não respeitam a sinalização, os jovens que vêm da escola, no início da rua, os ciganos que, todo o santo dia, vão à loja de ouro dou outro lado da rua, as pessoas na esplanada em frente… Enfim, de tudo um pouco.

Posso dizer que o que me faz mais confusão são os tais jovens (e já explico porquê) e as pessoas no geral que puxam o catarro e cospem exactamente à nossa janela. Sim, exactamente à nossa janela. Como um merecido prémio, puxado bem lá do fundo, especialmente para nós. Enjoados? Imaginem eu! Não consigo perceber porque as pessoas fazem isso, sinceramente. É uma questão de educação, de higiene, de saber estar. É que não são só aqueles senhores já idosos, são homens e mulheres dos 10 aos 99 anos. É horrível.

Quanto aos jovens, passo a explicar. Como disse, há uma escola do 5º ao 9º ano no cimo da rua. Portanto, são jovens dos 10 aos 14/16, vá… Ou seja, a rua é passagem obrigatória para a grande maioria deles. Não vou dar uma de super educada a roçar o hipócrita, porque todos nós sabemos o que é ter 13 ou 15 anos, certo? Mas hoje, com 25, faz-me muita impressão vê-los passar a gritar asneiras só porque é engraçado ou porque, à frente deles, vai uma senhora com 70 ou 80 anos e eles adoram provocar. Há uns tempos passou um grupo de raparigas (umas 4 ou 5). Iam a falar normalmente, mas quando passaram por dois senhores (com idade para serem quase bisavôs delas) decidiram falar de sexo. “Eu adoro chupar, eu adoro gemer alto…”, coisas desse tipo… (Disto posso orgulhar-me de nunca ter feito.)

Enfim, que post tão sério, não é? Nem parece meu, mas é para variar um bocadinho!

3 comentários:

  1. É triste, mas é a sociedade atual.

    ResponderEliminar
  2. Bolas! Eu é que não gostava de ver esse tipo de coisas. Não tolerava.
    Beijos, Elisabete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tolero porque tenho ali uma porta aberta, onde muitos deles podem, um dia, entrar.

      Eliminar

Vamos a Londres?