Em Londres:


Todas a informações e links estão no fundo da página! Não se esqueçam de votar na Sondagem!

fevereiro 14, 2013

Nostalgia

Ontem à tarde eu e a Téh fomos às nossas antigas escolas. Às três por onde passámos juntas: na primária, no básico e no secundário.

Imagem
As duas primeiras estavam iguais. Enfim, umas mudanças aqui e ali, mas nada de grande destaque. A nossa professora da primária já se reformou. No básico encontrámos alguns funcionários e um professor do nosso tempo! Parece que somos as nossas avós a falar do "nosso tempo". A que nos chocou mais foi a escola onde andámos do 10º ao 12º. Eu sabia que tinham sido feitas obras lá recentemente, falámos sobre isso e chegámos à conclusão de que seriam umas remodelações que já no nosso tempo precisava. Mas não. A escola está completamente diferente. A única coisa que se mantém são as paredes de fora e a distribuição de algumas salas. Tudo o resto é uma escola nova. Fez-nos bastante impressão. Nós vivemos aquela escola e aqueles últimos três anos intensamente, em parte porque sabíamos que a partir de ali seria mais difícil estarmos quase 24 horas juntas. E porque vivemos lá amores, brigas, enfim... O normal. Diferente de tudo o que vivemos nas outras escolas, até porque a idade também é diferente. O que se vive, e a forma como se vive, aos 10/12 anos é diferente do que se vive aos 16/17, certo?

Quando entrámos, olhámos uma para outra e acho que a pergunta que nos passou pela cabeça foi a mesma, apesar de não a termos dito: "onde estamos?"... As cores, a localização dos espaços... Nada está igual. Não sou uma pessoa que vive da saudade e do passado, mas de verdade que aqueles anos me marcaram muito e foi difícil perceber que todas essas recordações agora se resumem só à nossa memória, porque não há uma sala ou um espaço que nós possamos dizer "aqui passámos por isto ou aquilo" ou "lembras-te das tardes livres que ficávamos ali nas bancadas a ver os rapazes giros a fazer desporto?". Já não há bancadas! A papelaria é no bar, o bar é na sala de convívio, o refeitório é um anexo novo...

Imagem
Aaah memórias!
Quando saímos,
percebemos que aquela já não é a nossa escola, 
já não tem a nossa marca.
O tempo passa, as pessoas passam...
Fica o que passámos.

12 comentários:

  1. isso também acontece comigo :s quando passo pela escola que andei à 7 anos atrás vejo que nada do que está ali é igual...vejo uma escola e não tenho sentimento para com ela, porque no fundo no fundo, já não é a mesma!!! Já não vejo a mesma coisa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu percebo. Sinceramente, pensei que fosse a única a sentir isso. Cheguei a achar-me parva. Mas é verdade, aquela já não é a minha escola. É um edifício, como todos os outros.

      Eliminar
  2. ahah, também aconteceu comigo!
    a escola primária e básica está exactamente igual
    a secundária, meu deus, que diferente que está!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que fomos colegas?! Ahaha...
      E sentes esta nostalgia pela escola do secundário?

      Eliminar
    2. Sim, muito.
      São tantas as recordações!

      Eliminar
  3. Na semana passada tive de ir a minha escola secundária levantar um certificado e senti uma certa saudade, são tempos que marcam muito, mas no entanto a minha continua igual...nada por lá mudou!

    ResponderEliminar
  4. Oh, deve ter sido engraçado visitar esses espaços :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi. Recordar é viver, não é? O pior foram mesmo as mudanças.

      Eliminar

Vamos a Londres?